Esse é um daqueles discos que quando você encontra tem que comemorar. Afinal Janis é um ícone da música mundial e sua obra tem que ser preservada e bem cuidada. E assim o fizemos, " I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama!" já faz parte de nossa discoteca e vez ou outra desfila sob as agulhas da nossa vitrola.
Se ela seria considerada a lenda que é hoje ou mesmo se ainda teria a mesma voz, são questões que não me preocupo em discutir ou mesmo em pensar. O que me interessa em Janis é o talento. A capacidade de transformar suas canções em algo inimitável. A voz áspera, densa, cheia de variações – que vai da mais absoluta tristeza a agressividade de um Jim Morrison em questão de segundos – e com uma facilidade que só confirma que, para ela, cantar era tão natural quanto o ato de respirar é para todos os seres humanos.
Janis soube, como ninguém, mesclar o rock’n’roll e o blues de modo que, em algumas de suas gravações, nos esquecemos de tudo o que foi feito antes e temos a sensação de que ela está fazendo algo inaugural. E é isso o que faz um cover ser grande: a capacidade de pegar algo, especialmente quando já foi gravado por grandes artistas, com grandes vozes, e fazer parecer que foi criado para você. Aliás, eu iria mais além e diria que é isso o que faz um grande artista. E Janis, definitivamente, foi uma grande artista.
Desse álbum, destaco "Little Girl Blue". A faixa fala sobre infelicidade, tédio e desesperança. Sobre chegar a aquele ponto em que tudo o que se pode fazer é sentar e contar os pingos de chuva. E isso acontece de um modo tão simples e tão honesto que fez com que ela acabasse caindo no gosto de diversos cantores cujo estilo apontava, ainda que apenas em alguns momentos, para o confessional. Ao ouvir Little Girl com Joplin, temos a impressão de que sua alma é realmente torturada por aqueles sentimentos. Na verdade, não é impressão. Quando Janis Joplin canta temos certeza de que ela coloca toda a sua alma nesse ato.
FAIXAS:
1. "Try (Just A Little Bit Harder)"
2. "Maybe ( R. Barrett )"
3. "One Good Man ( Janis Joplin )"
4. "As Good As You've Been To This World ( N. Gravenites )"
5. "To Love Somebody ( Barry Gibb, Robin Gibb )"
6. "Kozmic Blues( Janis Joplin, G. Mekler )"
7. "Little Girl Blue ( L. Hart, R. Rodgers )"
8. "Work Me Lord ( N. Gravenites )"
Nenhum comentário:
Postar um comentário