domingo, 27 de novembro de 2011

ALMONDEGAS - Alhos com Bugalhos

Explica-se a profusão de bandas gauchas iclusas na cena pop/rock nacional. Pois já nos anos 70 o estado do Rio Grande do Sul era esteio de nomes como os irmãos RAMIL.
Almôndegas foi uma das bandas pioneiras em criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha. Oriundos da cidade de Pelotas(RS). Os Almôndegas misturavam velhas canções do folclore gaucho, mpb e rock.
A mescla de regionalismo com música pop, espécie de marca registrada dos Almôndegas, surgiu meio por acaso. Em um show no antigo Encouraçado Botequim, o grupo cantou Amargo, de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco. Neste específico, destaco "Gaúcho de Passo Fundo" de autoria de Teixeirinha.
Curiosidads: Participaram, em 1975, da quinta "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". A formação da banda era: Kleiton, Kledir, Quico Castro Neves, Gilnei, Peri Sousa,João Batista e Zé Flávio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário